Makers na Educação
O QUE É E COMO APLICAR A EDUCAÇÃO MAKER?
O foco da educação maker – termo em inglês que significa fazer – é transformar os espaços de aprendizagem. Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.
Cada vez mais incorporado ao mercado de trabalho e à sociedade em geral, o chamado movimento maker ou método de experimentação “mão na massa”, aparece na educação como uma prática que favorece os processos de investigação e construção de saberes.

Missão e visão
Nossa missão é a capacitação de pessoas, das menores às maiores, para uma carreira eficiente nos sistemas educacionais, promovendo tipos de educação, sustentável e transformadora.
Nossa visão é se destacar no processo de ensino aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos, conduzindo indivíduos a elevados níveis de conhecimento escolar.

Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado
A aprendizagem baseada em problemas
A aprendizaem baseada em problemas, Project based learning (PBL), tem como propósito fazer com que os estudantes aprendam através da resolução colaborativa de desafios. Ao explorar soluções dentro de um contexto especifico de aprendizado, que pode utilizar a tecnologia e/ou outros recursos, essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante a uma situação.
O professor atua como mediador da aprendizagem, provocando e instigando o aluno a buscar as resoluções por si só. O docente tem o papel de intermediar nos trabalhos e projetos e oferecer retorno para a reflexão sobre os caminhos tomados para a construção do conhecimento, estimulando a critica e reflexão
Aprendizagem baseada em projetos
A aprendizagem baseada em projetos (que também é fundamentada na Aprendizagem baseada em Problemas) exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que os alunos investiguem como chegar à resolução. Um bom exemplo disso é o movimento maker, “faça você mesmo”, que propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer”.
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida, flipped classroom, pode ser considerada um apoio para trabalhar com as metodologias ativas, que tem como objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por extensões da sala de aula em outros ambientes, como em casa, no transporte.
Nesse modelo, o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, podendo ser online para que o tempo em sala de aula seja otimizado, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado e interaja com os colegas para realizar projetos e resolver problemas. É uma ótima maneira de fazer com que os estudante se interesse pelas aulas e participe ativamente da construção de seu aprendizado, ao se beneficiar com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens, e textos em diversos formatos.
